Seguidores

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

Estudo revela que colapso no oceano pode criar nova “era do gelo”.


Publicado por: Caique Lima 

Um estudo publicado na revista Environmental Research Letters alerta para o risco de um colapso da Circulação Meridional de Revolvimento do Atlântico (Amoc), um sistema de correntes oceânicas que regula o clima do hemisfério norte. Caso as emissões de gases do efeito estufa continuem altas, esse colapso pode ocorrer após 2100, mas novos dados indicam que isso pode acontecer antes do esperado, trazendo consigo uma “pequena era do gelo” na Europa.

A Amoc, que inclui a Corrente do Golfo, é fundamental para manter o clima ameno no noroeste europeu, e sua falha causaria invernos extremos, secas e deslocamentos nas faixas de precipitação tropical. A pesquisa, liderada pelo Serviço Meteorológico Real dos Países Baixos, mostra que a desaceleração do sistema pode ocorrer nas próximas décadas, alterando drasticamente o clima europeu. Isso resultaria em desertificação em algumas áreas e temperaturas extremamente baixas em outras, com valores abaixo de 30 graus negativos.

Anteriormente, o Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) e o serviço meteorológico do Reino Unido haviam afirmado que a Amoc não chegaria ao seu ponto de colapso tão rapidamente. No entanto, o novo estudo indica que, mesmo com a desaceleração gradual, o ponto crítico será atingido mais cedo do que se imaginava. Stefan Rahmstorf, coautor do estudo, afirmou que “o desligamento se tornaria inevitável” após esse ponto de inflexão. O estudo também aponta que, em cenários de altas emissões de gases do efeito estufa, o colapso completo da Amoc pode ocorrer em apenas 50 anos após o ponto crítico, tornando o risco mais sério do que se pensava. O autor principal da pesquisa, Sybren Drijfhout, disse que a probabilidade de um colapso é maior do que muitas pessoas imaginam e que é urgente buscar ações para mitigar os impactos do aquecimento global.

https://www.diariodocentrodomundo.com.br